Conheça mais sobre as principais bancas que aplicam provas de Concursos Tribunais! Analise com o professor Alessandro Ferraz


Blog NEAF

Blog NEAF

Publicado em 29/out/2018


Já reparou como as provas variam de banca para banca? E mais que isso, o nível das provas mudam muito também!

Há provas que são de múltipla escolha, há as que perguntam se a questão está certa ou errada e cada banca tem sua singularidade para elaborar as questões.

As maiores bancas e também as que mais aplicam provas de Concursos Tribunais são:

  • FCC
  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP

Usaremos aqui duas bancas para falar um pouco mais sobre como trabalham em prova.

Banca Vunesp

 

A Vunesp, por exemplo, opta em ter uma prova mais literal nisso ela acaba sendo uma banca “mais tranquila” por cobrar texto de lei a doutrinas ou jurisprudências. Mas há suas exceções a depender da prova que for elaborada por eles.

Essa é uma questão que foi cobrada recentemente pela banca:

VUNESP – 2018 – PC-SP – Delegado de Polícia

Ao dispor sobre os direitos e garantias fundamentais, a Constituição Federal de 1988 dispõe que:

a) após o registro dos filiados, as entidades associativas têm legitimidade automática para representá-los judicial ou extrajudicialmente.
b) a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em títulos da dívida pública, ressalvados os casos previstos na Constituição.
c) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
d) é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que o respectivo órgão de classe estabelecer.
e) os tratados internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados por maioria absoluta em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, serão equivalentes às emendas constitucionais.

É possível verificar que a reposta certa é apenas texto de lei seco da Constituição Federal, sem qualquer alteração e isso é algo bem comum nas provas da Vunesp.


Já o CESPE…

 

A banca CESPE opta por questões de alternativas certa ou errada e o que talvez você não saiba mas se errar uma questão, uma correta será anulada! Isso mesmo que você leu! Ao errar uma questão de prova CESPE, uma questão que acertou será anulada.

As provas desta banca não são bolinhos, nisso o grau de dificuldade é bem maior do que se compararmos com a Vunesp, por exemplo,  e para fazê-las o candidato precisa ter sangue frio e quando não souber uma questão, o melhor é deixa-la em branco para que não perca nenhum ponto.

Essa é uma questão do CESPE:

ESPE – 2017 – TRF – 1ª REGIÃO – Técnico Judiciário – Segurança e Transporte

Considerando o que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre direitos humanos, julgue o item que se segue.

Desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, todos podem reunir-se em locais abertos ao público, independentemente de autorização, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

( X) CERTO ( ) ERRADO

Mas se analisarmos bem veremos que essa questão é uma exceção da regra, pois a forma com que foi abordada utiliza também o texto seco de lei e isso não é tão comum na banca a depender, claro, da prova.

No vídeo desta semana sobre Carreiras Tribunais o professor Alessandro Ferraz explica sobre a diferença entre as bancas e ainda o nível de cada uma delas.

Confira:

 

É muito importante conhecer a banca antes de ir para uma prova. Saber a forma que cada uma dessas bancas aplicam o conteúdo cobrado no edital fará uma grande diferença.

O NEAF já está trabalhando com projetos para o Tribunal de Justiça de SP/Capital e também para o TRF 3ª Região. O ideal é sempre preparar-se de forma antecipada para assim obter ótimos resultados.

Acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades.

Ótimos estudos!!

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Mais artigos de Carreiras Tribunais

Carreiras Tribunais

Conheça mais sobre as principais bancas que aplicam provas de Concursos Tribunais! Analise com o professor Alessandro Ferraz

Já reparou como as provas variam de banca para banca? E mais que isso, o nível das provas mudam muito também! Há provas que são […]

ACOMPANHE NOSSOS PERFIS NAS REDES SOCIAIS

Google

Recomende no GOOGLE+