Como começar a estudar para concursos públicos


Blogueira NEAF

Publicado em 28/ago/2014


Olá futuros servidores públicos!

 

Qualquer que seja o empreendimento ao qual você vá se dedicar, é necessário empregar vontade, coragem e compromisso. Com o concurso público não é diferente. O candidato tem que estar constantemente atento e motivado para obter resultados satisfatórios. Você que gostaria de ingressar na carreira pública e não sabe como começar a estudar para concursos, pode aproveitar agora algumas de nossas ideias para montar sua estratégia de estudo, e seguir até a aprovação.

 

Não espere o edital sair para começar a estudar para concursos

 

não espere sair o edital

 

Seu concurso começa muito antes da publicação do edital. Todo concurso público passa pelas fases iniciais de: criação ou declaração da existência das vagas; estruturação e distribuição dos postos; aprovação pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); contratação da organizadora e, finalmente, divulgação do edital de abertura. Para um bom desempenho de quem vai começar a estudar para concursos, o ideal é fazer sua escolha quando começarem a surgir as primeiras notícias da seleção.

 

Quando o edital é publicado, o tempo para estudar para as provas é muito curto, no máximo dois meses. Você pode acompanhar as notícias na mídia, e principalmente nos blogs especializados em concursos públicos, como o nosso Blog do Neaf.

 

 

Escolha sua área de foco antes de começar a estudar para concursos

 

foco na área do concurso

 

Se você pretende participar de mais de uma seleção pública, procure eleger certames da mesma área do seu interesse, por exemplo, tribunais, ambientais, educação, saúde, policiais, etc, antes de começar a estudar para concursos. Concentrando seus esforços em concursos da mesma área, você estará estudando um núcleo de disciplinas comuns a várias seleções. Se você escolher área de tribunais,  por exemplo, poderá prestar concursos da esfera estadual, federal, do trabalho, da justiça, eleitoral, de contas, entre outros.

 

Variar a área depois de começar a estudar para concursos não é uma atitude inteligente para quem quer realmente passar. Você estará mudando o foco dos seus estudos, adicionando ou retirando disciplinas novas à sua grade de programação, muitas vezes perdendo material já bem absorvido no estudo. Não dá certo, amigo: é perda de tempo e de energias!

 

Quando começar a estudar para concursos, saiba tudo sobre o cargo que irá disputar

 

dificuldade em cálculos

 

É importante se informar sobre as atribuições do cargo que você almeja. Muitos profissionais abandonam suas carreiras, mesmo depois de empossados, por não se adaptarem bem às funções exigidas pelo posto que ocupa. Uma pessoa que vai começar a estudar para concursos e que não tem inclinação para matemática, por exemplo, jamais deverá se candidatar a postos na área fiscal, onde é cobrado uso frequente desta matéria na rotina diária de trabalho.

 

Também é preciso saber se você preenche os requisitos necessários ao provimento do cargo. É necessário observar itens como nível de escolaridade, limites de idade ou até de altura em alguns casos. Mas, como obter estas informações, antes de sair o edital? Você poderá consultar um ocupante atual da vaga e consultar edital e notícias de concursos passados.

 

Organize-se para começar a estudar para concursos públicos

 

agenda estudos

 

 

Tenha ideia do programa das disciplinas que serão pedidas através edital do último concurso para o cargo. Elabore um plano de estudos, com cronograma que contemple todas os pontos do programa, incluindo estudos teóricos e realização de exercícios. Crie metas realistas para começar a estudar para concursos e assegure-se de poder cumprir os horários estabelecidos para o dia, para a semana, para o mês, inclusive as horas de aula, no caso de fazer cursos preparatórios.

 

Inclua na sua rotina períodos de no minimo 45 e no máximo 60 minutos para cada matéria, alternando as disciplinas nos horários. Especialistas explicam que estudar durante muito tempo, o mesmo assunto não “rende” e chega a cansar o estudante. Não deixe de reservar no seu plano, horas para o descanso, lazer e convívio familiar. Quando você não deixa tempo para outras atividades, acaba gerando altos níveis de estresse prejudiciais aos seu estudos.

 

Tenha seu lugar para começar a estudar para concursos públicos

 

bom lugar para estudar

 

Assegure-se de ter um local apropriado para estudar em casa onde possa sofrer a mínima interferência possível, como por exemplo, circulação dos moradores. Informe às pessoas com as quais você convive que ali não deverá acontecer nenhuma outra atividade que não seja seus estudos. Escolha uma mesa adequada e uma cadeira confortável, mas, não demais para não dar sono.

 

Mantenha tudo o que vai precisar sempre por perto quando começar a estudar para concursos, como canetas, apostilas e o computador para aulas pela internet. Tenha à mão também água e pequenos lanches, para não interromper sua sessão de estudo. Com cuidado e com vontade, você vai arrumando um lugar onde você vai gostar de estar estudando com níveis de luz, calor e som agradáveis aos seus sentidos.

 

O imediatismo e a ansiedade ameaçam a tranquilidade de quem vai começar a estudar para concursos

 

ansiedade para passar

 

Ao começar a estudar para concursos procure afastar a ideia de que os resultados serão obtidos imediatamente. Não, não vão. Passar em um concurso depende de tempo para estudar, dedicação e força de vontade. Dependendo do concurso e do cargo são necessários (com raras exceções) de seis meses a um ano e meio de preparação para ficar apto para aprovação.

 

Portanto, controle a ansiedade com disciplina e lembre-se que este breve período em que você poderá estar se privando de algumas atividades para poder estudar, poderá trazer como recompensa o seu sonho realizado.

 

Mantenha-se informado quando começar a estudar para concursos

 

acompanhando o concurso

 

Acompanhe o concurso em todas as fases. Mesmo depois do edital poderá ainda haver mudanças no que estava previsto inicialmente, como por exemplo: de horários e/ou local das provas, nos conteúdos das disciplinas, na distribuição e alocação de vagas, entre outras. Crie o hábito de visitar com certa frequência o site da organizadora do concurso, onde são publicadas oficialmente as notícias relativas à seleção, e assim não perder datas, prazos e notícias importantes.

 

Por fim, não encare sua preparação como um sacrifício, e, sim, como um meio para atingir um fim, que é a sua aprovação no concurso. Procure estudar com satisfação, mantendo-se motivado e dirigido ao seu objetivo.

 

Dica de estudo para quem está começando e para quem já está a caminho!

 

Para você que está começando, nada melhor do que cursos que se antecipam ao edital, não é mesmo? Então, conheça os cursos online do Neaf para o concurso do INSS, todos são baseados no edital do último concurso. São aulas ministradas por Professores do grupo do Neaf, um dos que mais aprova no pais.

 

Assista a esta aula gratuita de Direito Previdenciário apresentada pelo Professor Hermes Arrais, que é também procurador federal da Advocacia Geral da União, especialista nas questões previdenciárias. Nesta aula, o Professor Hermes, que tem vasto conhecimento da matéria, faz a apresentação do curso e de como começar a estudar para concursos que requerem conhecimento dos artigos da Constituição Federal que se referem à previdência e inicia os principais conceitos relacionados à seguridade social.

 

 

Bons estudos e aproveite a aula!

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Mais artigos de Diversos

Diversos

Não falta tempo, falta prioridade!

Há uma pequena frase que muitos dizem para fugir de alguns assuntos “Não tenho tempo!”. Essa frase é usada para dar desculpa quanto a ir […]

Diversos

Resumo das principais notícias do Mundo na última semana! Veja aqui no Top Atualidades!

Que os EUA está com uma economia bem melhor, já deu pra perceber! Mas você sabe o motivo do presidente Donald Trump ter criticado o […]

Diversos

Não teremos mais concursos?! Entenda um pouco mais sobre este assunto!

Terceirização X Concursos Públicos – Decreto 9.507/18 Ao ver essa frase e analisando o atual cenário político dá até um frio na barriga, né?! Mas […]

Diversos

Hoje é dia de literatura. Vamos?

Olá pessoal! O professor João Marcos De Camillis vai conversar com a gente sobre o segundo capítulo do romance “Dom Casmurro” da autoria de Machado de Assis. […]

Diversos

Confira cinco motivos para continuar estudando para concursos públicos

A notícia de uma possível suspensão de concursos públicos para 2017 pegou de surpresa alguns candidatos que já haviam iniciado a preparação. Mas antes de […]

Diversos

Investe SP recebe inscrições para candidatos de nível superior com iniciais de R$5,9 mil

  Alô pessoal! A Investe São Paulo iniciou o processo seletivo para duas vagas de Analista de Investimentos e Competitividade com atuação na área de […]

Diversos

Entenda como funciona o sistema judiciário e suas carreiras

Você sabe porque tantas pessoas prestam concurso e gostariam de ser funcionários do poder judiciário? Que tal saber mais sobre as carreiras dos tribunais nesta […]

Diversos

Então, é Natal!

Amigo concurseiro! Chegamos outra vez ao Natal e muitos de nós paramos para fazer um “balanço” do que fizemos durante o ano que está terminando […]

Diversos

Saiba mais sobre memória e veja dicas de como obter o melhor dela!

Como você estuda? O que você aprende fica guardado e disponível para quando precisar usar? Já imaginou se todos os dias ao acordar, sua memória […]

Diversos

10 Razões para fazer concursos para tribunais

  Olá Amigos! Os concursos públicos são uma excelente alternativa para quem está começando ou para quem quer mudar o rumo de sua vida profissional. […]

Diversos

Que tal dar uma força a sua vontade para estudar?

Olá amigos dos concursos. Ter motivação é ter motivo para a ação. Dar força a sua vontade é ampliar o seu limite do momento, dirigir […]

Diversos

8 mensagens para realinhar sua sintonia e aumentar a força de vontade

Olá concurseiros! Às vezes, levados pelo cansaço, pelas cobranças, pelo estresse, temos vontade de jogar tudo para o alto, não é? Mas, são apenas momentos, […]

Diversos

Conheça as características de sete bancas de concurso e fique mais perto da aprovação!

Alô amigos! Faz parte de uma boa preparação para concursos públicos conhecer a forma com que a banca organizadora cobra os conhecimentos, distribui a marcação […]

Diversos

Por que concurseiros têm que saber como estabelecer objetivos e se manter neles?

Olá concurseiros! Estabelecer objetivos a alcançar, traçar metas para chegar aos objetivos pode ajudá-lo a transformar seus sonhos em realidade. Trabalhar na direção certa contribui […]

Diversos

8 Formas de lidar com situações adversas, inesperadas no concurso e na vida!

Caros concureiros! Todos os dias nos deparamos com “mudanças de planos”, nem sempre agradáveis. Estas mudanças podem acontecer em nível micro, como perder o horário […]

Diversos

Espante o cansaço na hora de estudar e aumente o seu rendimento

É a terceira vez que você lê o mesmo parágrafo e não entende nada? Você não se lembra como veio parar na cama ontem? E […]

Diversos

Aumente em 95% seu rendimento tendo disciplina para estudar

    Amigos!   A cada dia, somos confrontados com inúmeras pequenas decisões. Nestes momentos, temos de decidir entre o que é bom para nós […]

Diversos

Como começar a estudar para concursos públicos partindo do zero

Olá futuros servidores públicos!   Qualquer que seja o empreendimento ao qual você vá se dedicar, é necessário empregar vontade, coragem e compromisso. Com o […]

Diversos

7 dicas para manter o foco nos estudos para concurso

Meu amigo! Algumas vezes você se pega “voando” durante uma sessão de estudos para concurso, e nem sabe quado começou? Não se preocupe, isto acontece com os […]

Diversos

Concurso público em ano eleitoral, pode?

Com certeza você já deve ter ouvido de alguém que não é permitida a realização de concurso público em ano eleitoral. Não sei de onde […]

Diversos

Pesquisa científica aponta as melhores técnicas de estudo

Como você estuda? Você pode estar fazendo isso errado! Um estudo divulgado em janeiro de 2013 pela publicação científica Psychological Science in the Public Interest […]

ACOMPANHE NOSSOS PERFIS NAS REDES SOCIAIS

Google

Recomende no GOOGLE+